Category Archives: Geral

Viatura da Semob é danificada em atendimento à ocorrência


Uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) teve o para-brisa quebrado e porta amassada depois de fazer o atendimento de uma reclamação de som alto, durante a missa dominical da noite, no estacionamento da Catedral. Acompanhada da Guarda Municipal para atender o chamado, os agentes da Semob foram hostilizados com agressões verbais e as viaturas receberam chutes e pedradas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal registraram os boletins de ocorrência. Segue agora investigação para identificação dos autores que além de indenizar o prejuízo causado ao patrimônio público, podem sofrer penalidades que incluem detenção e multa.

“Se não forem identificados, o poder público e consequentemente a comunidade terá que pagar o conserto do veículo que pode ficar em uma mecânica e deixar de atender a população”, lamenta o diretor de Fiscalização da Semob, Marcelo Felite.

Como forma de reforçar a segurança, a Guarda Municipal tem intensificado o trabalho de prevenção em áreas mais sensíveis como uma atividade permanente. Entre as medidas também está a preparação de agentes para o manuseio de armas e aquisição de armamento.

Oficinas abrem programação do Festival de Bonecos


Os espaços culturais de Maringá já são palco das atividades do 8º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom). As oficinas de confecção de bonecos tiveram início na semana passada e seguem até terça, 14, antecipando o cronograma de espetáculos entre 15 e 19 deste mês. A programação é totalmente gratuita e descentralizada (confira dias e locais na imagem em anexo). O festival é promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).

Espetáculos
Os espetáculos começam na quarta, 15, e seguem até o domingo, 19. São mais de 20 apresentações culturais, distribuídas entre bibliotecas, teatros e parques do município. Os distritos de Floriano e Iguatemi também serão contemplados. Ao todo, 13 companhias, oriundas de Maringá, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina, estão envolvidas nas atividades.
“Contar histórias e dar vida a objetos é uma arte milenar. Uma tradição que precisa ser preservada com o devido respeito. Nos sentimos honrados em poder contar com um festival de tamanha transversalidade e poder de transformação como o Festebom”, destaca o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

Prefeitura mantém serviços essenciais na quarta, 15


A Prefeitura de Maringá vai manter os serviços essenciais em funcionamento durante o feriado desta quarta, 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Glória, Padroeira da cidade. As atividades administrativas nos demais setores serão retomadas normalmente na quinta, 16. Confira abaixo a programação das secretarias municipais.

PAÇO MUNICIPAL
O Paço Municipal estará fechado nesta quarta, 15, e volta funcionar normalmente na quinta, 16.

SAÚDE
O Hospital Municipal (HM), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) e a Farmácia 24 horas permanecem em funcionando durante o feriado, 15. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a sede da Secretaria Municipal de Saúde acompanham o funcionamento do Paço Municipal, retomando o atendimento na quinta, 16. Apenas o Centro de Atenção Psicossocial III (24 horas) funcionará na quarta.

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), seguindo o Calendário Letivo de 2018, confirma que não haverá aula nesta quarta, 15, nos Centros de Educação Infantil (CMEI′s) e escolas municipais. As atividades retomam normalmente na quinta, 16.

GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal mantém o horário normal na quarta, 15, com circulação das equipes em principais pontos da cidade e reforços em eventos oficiais do município. O telefone de atendimento, em funcionamento 24 horas, é o 153.

SERVIÇOS PÚBLICOS
A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), acompanha o expediente do Paço Municipal e estará fechada nesta quarta, 15. Os servidores da manutenção da iluminação pública, viação e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência. Durante o feriado, a coleta seletiva e a coleta de lixo convencional não funcionarão

Procon inicia Operação Dia dos Pais em lojas e restaurantes


O Procon de Maringá iniciou a Operação Dia dos Pais, – comemorado no próximo domingo, 12 – com a fiscalização de vitrines em lojas de artigos masculinos e de churrascarias e restaurantes. A operação prossegue até sexta, 10.

A fiscalização das vitrines em lojas de rua e de shoppings verificará se as informações estão disponibilizadas de forma clara e correta com caracteres, letras e números visíveis que não estejam rasurados, borrados e não possam ser apagados, sem necessidade de qualquer esforço para compreensão.

Projeto promove formação continuada para artistas maringaenses

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), iniciará o projeto ′Forma e Arte′, com objetivo de promover a formação continuada para os artistas de Maringá, contemplando diversos campos culturais. A primeira ação será a palestra sobre gestão cultural, ministrados por Décio Coutinho, gestor de projetos com ênfase em Cultura e Criatividade. O encontro, seguido de bate-papo, será no dia 24 de agosto, das 14 às 17 horas, no Teatro Reviver. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas neste link.

Câmeras de monitoramento reforçam segurança


A Secretaria de Segurança, da Prefeitura de Maringá, já testa 55 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. A fase de ajustes do sistema é coordenada pela Guarda Municipal a partir da central instalada na Secretaria de Mobilidade Urbana. O sistema estará totalmente operacional em 10 dias. Outras 45 câmeras estão fase de licitação.

“Estamos fazendo ajustes finos em todas as câmeras, de forma a posicioná-las corretamente para obter o melhor ângulo e as imagens mais definidas”, explica o coronel Antonio dos Anjos Padilha, secretário de Segurança Pública. As câmeras foram posicionadas em pontos estratégicos da cidade, em locais de fluxo mais intenso de veículos e pessoas.

Justiça manda soltar executivos presos em esquema que controlava preço de combustível

A Justiça Criminal de Curitiba mandou soltar nesta sexta-feira os oito funcionários presos na Operação Margem Controlada. Eles foram presos na terça-feira suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de controle do preço dos combustíveis em postos de Curitiba. A operação envolveu as três maiores distribuidoras de combustíveis do país Petrobras Distribuidora, a Raízen (Shell Brasil) e a Ipiranga, que, juntas, detêm 70% do mercado curitibano. Conforme as investigações da Divisão de Combate à Corrupção, da Polícia Civil, as empresas controlavam de forma indevida e criminosa o preço final dos combustíveis nas bombas dos postos de gasolina com bandeira das distribuidoras.

Manutenção elétrica afeta abastecimento no distrito de São Domingos

A Sanepar informa que, devido à manutenção no sistema de energia elétrica programada pela Copel, terá que interromper o abastecimento, na próxima quarta-feira, a partir das 13h30, em São Domingos, distrito de Maringá. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, no decorrer da noite. Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios.

Pesquisas sobre sustentabilidade podem concorrer a 75 mil em prêmios

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, promovido pela Sanepar. O último prazo é 10 de setembro e o concurso irá distribui R$75 mil em prêmios para os seis melhores trabalhos de estudantes de graduação, especialização, mestrado ou doutorado que tenham desenvolvido pesquisas sobre inovação para a sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental. As pesquisas selecionadas serão publicadas em livro. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://premio.sanepar.com.br

Maringá na revista exame

O prefeito Ulisses Maia foi entrevistado pela Revista Exame e a reportagem sairá na próxima edição. Maringá foi novamente escolhida como a melhor cidade do Brasil para se viver. Os dados são de 2017, da atual gestão. “Um agradecimento aos maringaenses que fazem essa cidade especial e reafirmo o compromisso de melhorar cada vez mais”, destacou Maia.

Comitiva chinesa visita Maringá e se surpreende com a cidade

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, recebeu na tarde desta quinta-feira, a comitiva da cidade de Yangzhou, da província de Jiangsu da China. O encontro promoveu a troca de experiências e estreitou laços entre os dois municípios, que devem assinar acordo de irmandade em breve. Também recepcionaram as autoridades estrangeiras o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto e o secretário de Cultura, Miguel Fernando. A parceria entre os municípios tem o objetivo de promover intercâmbio cultural e, em breve, atrair investimentos estrangeiros para melhorias estruturais.

Reuniões para ouvir a comunidade dos bairros voltam na próxima semana

A prefeitura informa que as reuniões para ouvir a comunidade dos bairros voltam na próxima semana. Organizadas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplan), as APGTs 4 e 5 estão programadas para a próxima quarta-feira, na Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, na Rua Flausina Francisca de Souza nº 290, na Vila Santa Izabel e quinta-feira, dia 9, na Escola Municipal Padre Pedro Ryo Tanaka, na Av. Cerro Azul, nº 2108, esquina com a Rua Maria Gaspar P. Moleirinho, no Jardim Novo Horizonte III.
Os encontros com as comunidades sempre têm início às 19h30, com o objetivo de consultar a população e ouvir quais são os investimentos mais importantes para a cidade nos próximos anos.

chuva cancela bota fora

A chuva cancelou o Bota Fora que seria realizado neste sábado nos jardins São Clemente, Atami e Espanha. A ação foi transferida para o próximo sábado, dia 11.

site em manutenção

Pessoal, estou com o provedor do site em manutenção. Retorno assim que estiver concluído. Tenho boas novas.. Me aguardem.

quinta-feira, 26 de julho

Olá Pessoal!
Tudo bem?
O meu desejo para mim e para você é um lindo dia abençoado.
Bom dia!

Alunos da rede municipal são recebidos com brinquedos

A prefeitura fez a alegria da criançada no retorno das férias na Rede Municipal de Educação. Entregou mais de 100 mil brinquedos.
De todos os tipos e gostos. Deu até vontade de ser criança novamente!

de volta

Avenida das Torres, hoje, onde ontem, a Prefeitura deixou como um céu!

câmeras reativadas

Notícia nada boa para os inimigos do alheio, golpistas, trapaceiros, traficantes… que só infestam Maringá. As câmeras de segurança voltaram a funcionar. Dá pra ver até os dentes.

quarta-feira, 25 de julho

Olá Pessoal!
Vamos confiantes para mais um dia e com a ajuda e proteção de Deus tudo vai dar certo. É só acreditar.
Bom dia!

jesus na record

Hoje a Globo pira. A Record estreia a superprodução Jesus, que promete ser o novo calcanhar de Aquiles na vida da toda poderosa. Como foi Os Dez Mandamentos.

entre as mulheres

Como a gente sempre dizia quando era criança: ‘Ele não é Ave-Maria mas está entre as mulheres…’. É o mestre em fotografia Tabajara Marques, o Taba, entre as respeitáveis candidatas da chapa 1 a reitora e vice na UEM Ana Lúcia Rodrigues e Lilian Mai.

Prefeitura entrega próteses dentárias

Para deixar os idosos felizes como nunca e com aquele sorrisão de orelha a orelha. A Prefeitura de Maringá está distribuindo próteses dentárias, eu disse, próteses dentárias, não dentaduras. Quem quiser uma é só procurar a UBS mais próxima de sua residência e agendar. Nesta semana foram entregues 17.

Provopar e TG arrecadam agasalhos neste sábado

Pessoal, vamos ajudar. O Provopar e o Tiro de Guerra vão arrecadar agasalhos neste sábado, porta a porta, na zona 5 – a partir das 13h30. As doações serão encaminhadas para as entidades que mais precisam.

fazendo o serviço

A Prefeitura foi hoje recolher o lixão a céu aberto na Avenida das Torres, que o vereador Altamir alega que seriam moradores que provocam.

resposta

Sobre a reclamação dos moradores dos jardins Andréa e Continental do lixão a céu aberto na Avenida das Torres e quando pedem providências para o vereador Altamir ele mandaria ligar na prefeitura, o vereador entrou em contato. Disse que a culpa não é dele. Nem da prefeitura. Seria dos próprios moradores. Segundo ele, “a prefeitura limpa, só que os moradores voltam e jogam lixo de novo…”.

terça-feira, 24 de julho

Olá Pessoal! Nada de pessimismos. A vida é bela! Vamos curti-la no maior astral com muito amor, carinho e alegria! Vale a pena!
Bom dia!

morre francisco dias rocamora

O rádio maringaense ficou de luto nesta segunda. Morreu Francisco Dias Rocamora, pioneiro da comunicação de Maringá. Estava com 93 anos e faleceu em Campinas, São Paulo, onde residia. Ele foi o responsável pela montagem e manutenção da Rádio Cultura de Maringá, em 1951. Como disse o amigo Antonio Roberto de Paula, do Museu Esportivo, as primeiras palavras ouvidas na emissora foram de Rocamora: “Senhoras e Senhores esta é a ZYS-23, Rádio Cultura de Maringá, 1520 KHZ, inaugurando suas atividades”. Meus mais profundos sentimentos à família, em especial à amiga Denise Duarte Rocamora, filha.

nem toda hora é hora

A fiscalização está mesmo pegando pesado contra os ambulantes.
Só que nessa daí deu errado. O homem só estava entregando umas maletas de maquiagem para funcionárias de uma loja que ganharam vendendo batom.

sucata eletrônica

Quatro toneladas de sucata eletrônica. Foi o que a prefeitura arrecadou ontem nos Ecopontos dos Parques do Ingá e Alfredo Nyffeller. Se não fosse esse precioso trabalho adivinha onde iria parar esse danoso lixo? Claro, nos fundos de vale.

como nunca dantes

O centro de Maringá está um céu hoje. Sem camelô.