Daily Archives: agosto 12, 2017

Fiscalização encontra estabelecimentos com problemas de alvará e de alimentos

Com certeza vivemos no país mais maravilhoso do mundo, só que o povo… Para se ter uma ideia, na operação Dia dos Pais, realizada pelo Procon de Maringá, em 9 dos 10 restaurantes e churrascarias fiscalizados, foram encontrados mais de 190 quilos de alimentos impróprios para consumo, incluindo produto vencido há quase três anos.

NISHIMORI APRESENTA RELATÓRIO DA COMISSÃO ESPECIAL DOS DEFENSIVOS FITOSSANITÁRIOS NA FPA

O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) apresentou no tradicional almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a proposta de substitutivo do projeto 6299/02 da Comissão Especial dos Defensivos Fitossanitários, o parlamentar é relator da Comissão e Coordenador de Relações Internacionais da FPA.
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo de 1 ano e 4 meses e durante este período foram realizadas diversas audiências públicas e reuniões para chegar ao atual parecer. O relator, deputado Luiz Nishimori, fez questão de ouvir todas as instituições e os setores envolvidos.
Na proposta apresentada pelo parlamentar, o substitutivo apresenta mudanças para buscar uma maior modernização baseada na ciência, maior celeridade aos processos, adequação aos acordos internacionais e maior segurança jurídica.
Os principais pontos de alteração foram a adoção do conceito mundial de “pesticidas” em substituição ao conceito de “agrotóxicos”, a agilidade no tempo para registrar um produto, a criação do Sistema Unificado de Informações e Avaliação, e normatizações para o uso de produtos destinados ao “MINOR CROPS” (pequenas culturas).
Nishimori explica a importância da aprovação do relatório, “acredito que com a aprovação desse projeto, o setor do agronegócio vai ser extremamente beneficiado e vamos contribuir cada vez mais com o crescimento e o desenvolvimento do nosso país”. Depois desta apresentação ainda serão realizadas reuniões com todas as instituições envolvidas para só depois ser entregue o Relatório Final na Comissão.