Daily Archives: agosto 13, 2018

Viatura da Semob é danificada em atendimento à ocorrência


Uma viatura da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) teve o para-brisa quebrado e porta amassada depois de fazer o atendimento de uma reclamação de som alto, durante a missa dominical da noite, no estacionamento da Catedral. Acompanhada da Guarda Municipal para atender o chamado, os agentes da Semob foram hostilizados com agressões verbais e as viaturas receberam chutes e pedradas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal registraram os boletins de ocorrência. Segue agora investigação para identificação dos autores que além de indenizar o prejuízo causado ao patrimônio público, podem sofrer penalidades que incluem detenção e multa.

“Se não forem identificados, o poder público e consequentemente a comunidade terá que pagar o conserto do veículo que pode ficar em uma mecânica e deixar de atender a população”, lamenta o diretor de Fiscalização da Semob, Marcelo Felite.

Como forma de reforçar a segurança, a Guarda Municipal tem intensificado o trabalho de prevenção em áreas mais sensíveis como uma atividade permanente. Entre as medidas também está a preparação de agentes para o manuseio de armas e aquisição de armamento.

Oficinas abrem programação do Festival de Bonecos


Os espaços culturais de Maringá já são palco das atividades do 8º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom). As oficinas de confecção de bonecos tiveram início na semana passada e seguem até terça, 14, antecipando o cronograma de espetáculos entre 15 e 19 deste mês. A programação é totalmente gratuita e descentralizada (confira dias e locais na imagem em anexo). O festival é promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).

Espetáculos
Os espetáculos começam na quarta, 15, e seguem até o domingo, 19. São mais de 20 apresentações culturais, distribuídas entre bibliotecas, teatros e parques do município. Os distritos de Floriano e Iguatemi também serão contemplados. Ao todo, 13 companhias, oriundas de Maringá, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Londrina, estão envolvidas nas atividades.
“Contar histórias e dar vida a objetos é uma arte milenar. Uma tradição que precisa ser preservada com o devido respeito. Nos sentimos honrados em poder contar com um festival de tamanha transversalidade e poder de transformação como o Festebom”, destaca o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

Prefeitura mantém serviços essenciais na quarta, 15


A Prefeitura de Maringá vai manter os serviços essenciais em funcionamento durante o feriado desta quarta, 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Glória, Padroeira da cidade. As atividades administrativas nos demais setores serão retomadas normalmente na quinta, 16. Confira abaixo a programação das secretarias municipais.

PAÇO MUNICIPAL
O Paço Municipal estará fechado nesta quarta, 15, e volta funcionar normalmente na quinta, 16.

SAÚDE
O Hospital Municipal (HM), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) e a Farmácia 24 horas permanecem em funcionando durante o feriado, 15. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a sede da Secretaria Municipal de Saúde acompanham o funcionamento do Paço Municipal, retomando o atendimento na quinta, 16. Apenas o Centro de Atenção Psicossocial III (24 horas) funcionará na quarta.

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), seguindo o Calendário Letivo de 2018, confirma que não haverá aula nesta quarta, 15, nos Centros de Educação Infantil (CMEI′s) e escolas municipais. As atividades retomam normalmente na quinta, 16.

GUARDA MUNICIPAL
A Guarda Municipal mantém o horário normal na quarta, 15, com circulação das equipes em principais pontos da cidade e reforços em eventos oficiais do município. O telefone de atendimento, em funcionamento 24 horas, é o 153.

SERVIÇOS PÚBLICOS
A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), acompanha o expediente do Paço Municipal e estará fechada nesta quarta, 15. Os servidores da manutenção da iluminação pública, viação e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência. Durante o feriado, a coleta seletiva e a coleta de lixo convencional não funcionarão