Daily Archives: setembro 3, 2018

Farmácia Móvel entrega mais de 397 mil medicamentos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o calendário de atendimento da Farmácia Móvel para o período de setembro a dezembro deste ano (confira). O programa, que leva medicamentos psicotrópicos aos bairros e distritos do município, funcionará de segunda a sexta, das 8 às 12 horas, exceto nos feriados e na véspera de Natal (24 de dezembro).
Desde sua implantação, em dezembro de 2017, já foram entregues mais de 397 mil unidades de medicamentos por meio do atendimento descentralizado. O projeto itinerante facilita o acesso da população à assistência farmacêutica do município, visitando, em sua maioria, um bairro por mês. Desde julho, os atendimentos nos distritos de Iguatemi e Floriano, bem como nos bairros Jardim Olímpico, Guaiapó e Ney Braga, são realizados duas vezes no período, em decorrência da alta demanda dos usuários nas áreas – onde ocorrem até 100 atendimentos por manhã.
Os medicamentos psicotrópicos, entregues mediante a prescrição de médicos do sistema público de saúde, são indicados em tratamentos de doenças psiquiátricas.

Macroplan vai detalhar por que Maringá é a melhor entre as 100 grandes cidades do Brasil

Em atendimento ao convite da Prefeitura de Maringá e do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), estará em Maringá nesta terça-feira, dia 4 de setembro, o consultor sênior Éber Gonçalves – da empresa de consultoria Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão.
Por meio de reuniões técnicas e de uma palestra, o consultor vai detalhar a metodologia utilizada pela empresa na pesquisa que apontou Maringá, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor entre as 100 maiores cidades brasileiras com mais de 273 mil habitantes e que respondem por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, de tudo o que é produzido no Brasil.
As reuniões técnicas serão realizadas na Sala de Reuniões do Paço Municipal, durante todo o dia, com gestores públicos nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento, que foram fatores fundamentais para diferenciar a cidade em relação às demais. Nos encontros serão apontadas orientações sobre como a cidade pode melhorar ainda mais em cada um desses indicadores analisados.
Durante a manhã, Éber Gonçalves atenderá a gestão pública para tratar dos indicadores de Segurança e Saneamento. Às 14 horas – também na Sala de Reuniões – o consultor terá encontro com profissionais da imprensa e, em seguida, comandará outra reunião técnica com gestores da Saúde e Educação.
Às 19h30, no teatro Calil Haddad, será ministrada a palestra “Por que Maringá é a melhor cidade entre as 100 maiores do Brasil – o segredo de cidades que melhoram mesmo na crise”. A palestra é gratuita e voltada para gestores públicos, lideranças empresariais, academias e toda a população.
Mestre em economia, Éber Gonçalves é consultor sênior e gerente de projetos de consultoria em planejamento governamental, planos de longo prazo e cenários de desenvolvimento da Macroplan, considerada uma das mais experientes empresas brasileiras de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados. A empresa tem sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil.

Vacinação contra Sarampo e Pólio é prorrogada até dia 14

Como infelizmente Maringá ainda não atingiu a meta de vacinação contra o Sarampo e a Polio, embora a Secretaria da Saúde tenha feito um enorme esforço para isso, inclusive, com a campanha tendo sido prorrogada até o último sábado, a decisão é esticar um pouco mais para ver se desta vez os senhores pais tomem consciência. A vacinação será feita até o próximo dia 14.

fantasma

É bom dizer que o aumento no preço do óleo diesel trouxe de volta um fantasma: Greve dos caminhoneiros. O zumzumzum nesse sentido é forte.

desabafo

Desabafo do Prefeito Ulisses Maia. E com toda razão:
“Veja esse caminhão descartando entulho na avenida Brasil. Temos nos dedicado muito para manter a nossa cidade limpa. Mas, não é fácil, não! As pessoas também tem de colaborar! Quem quiser denunciar é só ligar no 156!”.

falecimento

É com pesar que comunico o falecimento de Zélia Nazaré Rigon, 70 anos, tia do jornalista Angelo Rigon. O corpo está sendo velado, desde o início da madrugada, na Capela do Prever de Sarandi, na rua Jaçanã, 866. O sepultamento acontecerá no final da tarde.

Curso de Boas Práticas abre inscrições nesta segunda

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para o Curso de Boas Práticas para manuseio de alimentos. São 80 vagas destinadas, gratuitamente, para profissionais do setor de alimentação. Interessados devem confirmar presença ligando na gerência de Vigilância Sanitária da secretaria no telefone 3218-3190.

Câmara promove a Semana da Pátria de 3 a 6 de setembro

A Câmara Municipal de Maringá promove a Semana da Pátria entre os dias 3 e 6 de setembro, no plenário da Casa. Durante estes dias, serão realizadas palestras, uma mesa redonda abordando os 30 anos da Assembléia Nacional Constituinte e uma homenagem ao primeiro funcionário da Prefeitura de Maringá.
A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (3), às 9h30, com apresentação musical dos Arautos do Evangelho na presença de autoridades civis e militares. O palestrante foi o tenente-coronel Ademar Paschoal, recém-empossado comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, que falou sobre seu trabalho na segurança pública e seus novos desafios.
Na terça-feira, dia 4, a programação começará às 9h30 com a realização da sessão ordinária da Câmara Municipal. Na ocasião, serão entregues o brasão do município e o título de Mérito Comunitário a Antônio Mário Manicardi, mais conhecido por Nhô Juca. Hoje com 93 anos de idade, ele foi o primeiro servidor da prefeitura de Maringá, pioneiro do rádio maringaense e vereador por três legislaturas.
Ainda no dia 4, às 14h30, o advogado Anderson Alarcon falará a estudantes sobre o projeto `Constituição em Miúdos´ que mostra, de forma clara e concisa, a Constituição para as crianças.
Às 19 horas, a programação do dia será encerrada com a sessão do Parlamento Jovem que terá a participação do prefeito Ulisses Maia (PDT), que será sabatinado pelos jovens parlamentares. O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Maringá que almeja despertar nos estudantes do Ensino Médio/Técnico, de escolas públicas e particulares da cidade, o interesse pela vida política do Brasil.
No dia 5 de setembro, quarta-feira, haverá a mesa redonda `Constituição Brasileira 30 anos depois`, às 9h30. O assunto será debatido pelo promotor de justiça Anderson Furlan e a advogada e doutora em Ciências Sociais, Carla Almeida, com mediação do professor universitário Reginaldo Benedito Dias.
A Semana da Pátria da Câmara Municipal de Maringá será encerrada às 19 horas da quinta-feira, dia 6, com a última sessão da V Legislatura da Câmara Mirim. Este é um programa destinado aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares com o objetivo de promover a interação entre as escolas e o Poder Legislativo. Desta forma, os estudantes compreendem as funções de um vereador, desenvolvendo sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade.