Daily Archives: maio 30, 2019

ai tem…

Cheira mau a não permissão de entrada da Comissão do Mau Cheiro da Câmara de Maringá e de uma equipe de TV na estação de tratamento de esgoto da Sanepar, no final da Avenida Mandacaru, onde um queimador de gás estaria queimado.

Cidades brasileiras registram atos em defesa da educação

Estou acompanhando a manifestação dos professores e estudantes. Até agora em pelo menos 56 cidades de 18 Estados e o Distrito Federal tem manifestação.

Em Brasília teve rolo.

A polícia usou spray de pimenta.

isso é grave!

O vereador Odair Fogueteiro que é o presidente da Comissão
do Hospital da Criança disse durante a sessão de hoje
que a presidente da Organização Mundial da Família,
Deisi Kusztra falou que o serviço de terraplanagem da obra
estaria sendo atrasada “pelo município” e que foi preciso a entidade tomar à frente para fazer o trabalho.

chamamento

A professora Tania Tait manda dizer que a concentração de estudantes e professores contra o corte de verba das universidades e aquele baita ‘Não’… à injusta reforma da Previdência será logo mais às 17 horas na frente da biblioteca da UEM.

E dá um super reforço:

‘Vamos lá em defesa da educação!!!’

pauta

Alô, Mário Hossokawa… capricha porque pelo visto hoje a sessão vai ser bem animada. Tem 4 projetos do Poder Executivo, 7 dos vereadores e 14 requerimentos de informação (para quem não sabe Poder Executivo é aquele que é comandado pelo prefeito).

O primeiro deles, do Executivo, autoriza abertura de crédito adicional especial no Orçamento-Programa de 2019 para atender a Secretaria Municipal de Educação. O valor do crédito é de R$ 8.347.220 e será utilizado para manutenção do Programa Municipal de Bolsas de estudos (Promube).

O outro do Executivo, altera dispositivos na Lei n. 10.662/2018, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021.

O Executivo propõe alterações nos dispositivos da Lei n. 10.662/2018, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019.

E o terceiro, do Executivo, autoriza abertura de crédito adicional especial no Orçamento-Programa 2019, no valor de R$ 271.930, para atender questões da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria de Segurança Municipal.

Conforme o projeto, o orçamento deverá ser investido na manutenção de teatros municipais e em manutenção dos convênios de segurança pública.

Por meio de um requerimento, o vereador Professor Niero solicita ao prefeito municipal uma série de informações referentes à educação especial e inclusiva em Maringá.

O vereador pergunta por, exemplo, se existem equipamentos adequados, como placas móveis e tablets que auxiliam na comunicação alternativa com alunos autistas, se existe um “Cantinho Sensorial” nas escolas que atendem portadores do Transtorno do Espectro Autista e se é viável reanalisar “o conteúdo programático infantil V da rede municipal de ensino, tendo em vista que vários professores relataram ser muito extenso e cansativo para a idade atendida em sala”.

Lembrando que a sessão começa às 9h30.