UM MINUTO DE SILÊNCIO PARA O GUARDIÃO DO PIRAPÓ

Na sessão de hoje os vereadores de Maringá farão um minuto de silêncio para o Guardião do Rio Pirapó, o apucaranense Hiroshi Fukumoto, personagem de uma das reportagens mais elogiadas da TV Câmara e que assim era conhecido devido a sua consciência ambiental, respeito pela natureza e que protegia a nascente do Rio Pirapó, há mais de 70 anos.

Por conta desse trabalho admirável, Fukumoto, que também era conhecido como sr. Luiz, recebeu o título de Mérito Comunitário e Brasão do Município na Câmara de Maringá durante a Semana de Defesa do Meio Ambiente Annibal Bianchini da Rocha, realizada em 2018. O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, foi o autor da homenagem.

“Quando eu vi o carinho que o senhor e sua família têm com o meio ambiente, um trabalho de mais de 70 anos de conservação, concluo que a gente só tem mesmo que agradecer por tudo isso”, comentou, durante a sessão da homenagem, o presidente Hossokawa.

“A responsabilidade de proteger a nascente ficou para mim. E daqui agora para frente, fica também para o meu filho. Para mim é uma alegria poder fazer isso. Quando eu cheguei em Apucarana, tinha 17 anos. Então são 70 anos cuidando”, revelou o sr. Luiz em reportagem da TV Câmara veiculada ano passado.

O corpo de Hiroshi Fukumoto foi sepultado às 11 horas desta segunda-feira (20), no Cemitério Cristo Rei, em Apucarana. O prefeito Junior da Femac anunciou que a casa construída em cima da nascente será revitalizada e a prefeitura estuda um programa de preservação ambiental na área.