pauta

Alô, Mário Hossokawa… capricha porque pelo visto hoje a sessão vai ser bem animada. Tem 4 projetos do Poder Executivo, 7 dos vereadores e 14 requerimentos de informação (para quem não sabe Poder Executivo é aquele que é comandado pelo prefeito).

O primeiro deles, do Executivo, autoriza abertura de crédito adicional especial no Orçamento-Programa de 2019 para atender a Secretaria Municipal de Educação. O valor do crédito é de R$ 8.347.220 e será utilizado para manutenção do Programa Municipal de Bolsas de estudos (Promube).

O outro do Executivo, altera dispositivos na Lei n. 10.662/2018, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021.

O Executivo propõe alterações nos dispositivos da Lei n. 10.662/2018, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019.

E o terceiro, do Executivo, autoriza abertura de crédito adicional especial no Orçamento-Programa 2019, no valor de R$ 271.930, para atender questões da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria de Segurança Municipal.

Conforme o projeto, o orçamento deverá ser investido na manutenção de teatros municipais e em manutenção dos convênios de segurança pública.

Por meio de um requerimento, o vereador Professor Niero solicita ao prefeito municipal uma série de informações referentes à educação especial e inclusiva em Maringá.

O vereador pergunta por, exemplo, se existem equipamentos adequados, como placas móveis e tablets que auxiliam na comunicação alternativa com alunos autistas, se existe um “Cantinho Sensorial” nas escolas que atendem portadores do Transtorno do Espectro Autista e se é viável reanalisar “o conteúdo programático infantil V da rede municipal de ensino, tendo em vista que vários professores relataram ser muito extenso e cansativo para a idade atendida em sala”.

Lembrando que a sessão começa às 9h30.